Metodologia de trabalho

"Fast rollout of new features"

  • Devops (é uma cultura…)

    Embora não tenhamos operação, pois não fazemos SAAS, (o nosso OPS, por ser ON-PREMISE, está dentro do cliente), entendemos que para um bom desempenho, devs e ops devem atuar conjuntamente, um pensando no outro, por isso, ao planejar e desenvolver os módulos estamos já promovendo escolhas de arquitetura que facilitem o release, o deploy, e o monitoramento do desempenho em ambiente de produção, para melhor cumprir todas as etapas do ciclo natural do devops, neste caso, em comunhão com o cliente.

  • Controle de pedidos

    A abertura de um chamado no portal de atendimento web é a maneira como o cliente deve formalizar um pedido de manutenção, suporte, correções e etc…, porém, dependendo da urgência há um telefone express que pode ser usado para esse fim. Esse sistema de atendimento é onde fica registrado todo o "follow-up" de cada atendimento solicitado, do início ao encerramento.

  • Controle de fontes/Versionamento

    Utilizamos o Gitlab para a execução e o controle de código-fonte, em todas as etapas necessárias para o desenvolvimento simultâneo, de vários squads, com a plenitude de recursos indispensáveis para praticidade e segurança do desenvolvimento e automação de testes em todas as escalas.

  • Controle de entregas

    Desenvolvemos, alteramos, corrigimos e entregamos serviços de diferentes tamanhos, diferentes prazos e diferentes graus de dificuldade, em diferentes clientes, observando a segurança e independência das versões de cada cliente.

  • Relação encadeada (hds > gitlab > code > build > deploy > monit)

    A partir do pedido registrado no HDS - Portal de atendimento Elefer, o acesso nos remete ao GITLAB, a "issue" correspondente, ao técnico desenvolvedor, ao build, e por fim ao código fonte que foi criado/alterado, permitindo assim plena rastreabilidade de cada atendimento realizado desde o registro até o código executado.

  • Mapa de correções

    Controle gerencial que mostra a evolução da solução das correções registradas pelos clientes, por prazo decorrido, por natureza, SLA Elefer, SLA reverso (o mesmo tempo de ação dispensado na solução dos problemas, deve ser igualmente dispensado na homologação e deploy pelo cliente), distribuição nas diferentes versões e documentação pertinente.

  • Versão Exclusiva

    Desenvolvemos metodologia própria para oferecer a cada cliente uma "Versão Exclusiva", obtendo com isso a liberdade e autonomia de fazer as coisas como assim o desejar, obtendo resultados com muito mais agilidade pois suas ideias serão direcionadas apenas para a sua própria versão, ganhando tempo enorme em testes, homologação e deploy, sobretudo, entregando valor ao negócio mais rápido! Oferecendo ao cliente uma privacidade que garanta que não vai ter o dissabor de ver uma ideia sua espalhada e distribuída numa "versão única" para várias IFs concorrentes. Com a nossa metodologia, entretanto, correções pontuais, melhorias gerais, implementações legais, adequações a novas possibilidades, etc. também são disponibilizadas periodicamente, a toda a plataforma de clientes. Por último, eventual atraso por qualquer motivo em processo homologatório de um determinado cliente, não tem quaisquer consequências para todos os demais!